7o. Ano matutino EAS Toyota

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Terremoto atinge cerca de 80% do Chile

Tremor de 8,8 graus na escala Richter afetou ao menos 2 milhões de pessoas






Veja imagens da tragédia que atingiu o ChileEquipes de resgate trabalham à procura de sobreviventes nos escombros dos prédios.

.A presidente do Chile, Michelle Bachelet, disse que 80% do Chile foi atingido pelo terremoto deste sábado (27) que matou ao menos 217 pessoas. O tremor de 8,8 graus na escala Richter afetou ao menos 2 milhões de pessoas e destruiu 1 milhão de casas.



No momento do terremoto, que durou cerca de um minuto, os chilenos saíram aterrorizados para as ruas. Devido aos vários tremores secundários que se seguiram, mais de 55 réplicas em menos de 24 horas, as pessoas preferiram permanecer na rua, temendo abalos mais graves às construções.



- As forças da natureza bateram duramente em nossa pátria e mais uma vez põem a toda prova nossa capacidade para enfrentar as adversidades e nos colocarmos de pé.



Em um discurso na TV, Bachelet classificou o sismo de "tragédia" e diz que sobrevoou a região da cidade de Concepción, uma das zonas mais afetadas. Ela pediu calma à população e manifestou suas condolências às famílias das vítimas.



- Todas as autoridades do governo deverão juntar forças para devolver o país à normalidade. Teremos uma tarefa árdua, que não será fácil, mas requer tempo e muitos recursos, sobretudo a generosidade de todos nós.



O ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, que informou que 214 pessoas morreram, disse que será muito difícil chegar a números exatos".



A diretora do Bureau Nacional de Emergências (Onemi), Carmen Fernández, informou que a zona da cidade de Concepción foi a mais atingida, e na região há cerca de 400 mil "afetados" pelo tremor, que pegou a população.


Postado por:Mariana Kituze 7 ano matutino.

Um comentário: