7o. Ano matutino EAS Toyota

sexta-feira, 26 de março de 2010

trabalho de geografia-enchentes

                                                                        Trabalho de Geografia




                                                                                                      Enchentes

Nomes: Adriana, Mayara e Priscila

6 série matutino











Enchente no Nordeste – 2010

O último levantamento do Centro Nacional de monitoramento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), divulgado na manhã desta terça-feira (8), informa que 390.813 pessoas já foram afetadas pelas chuvas no Nordeste.

De acordo com os órgãos de Defesa Civil estaduais, 33 pessoas morreram em consequência das enchentes. São 26 vítimas na Paraíba, quatro no Maranhão, duas em Pernambuco e uma no Ceará.

Até agora foram contabilizados 37.385 desalojados e 77.580 desabrigados. São 227 municípios afetados nos seis estados nordestinos: Ceará (24), Maranhão (29), Paraíba (73), Pernambuco (31), Piauí (35) e Rio Grande do Norte (35). Os números estão sendo atualizados constantemente, pois as chuvas continuam na região e os níveis dos rios seguem aumentando.

O secretário nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, iniciou nessa terça-feira uma vistoria em quatro cidades maranhenses afetadas pelas chuvas nos últimos dias. Os municípios dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte serão os próximos visitados.

Enchentes deixam 32 desaparecidos na Ilha da Madeira



Saltou de quatro para 32 o número de pessoas desaparecidas nas tempestades que devastaram a Ilha da Madeira no fim de semana, informaram autoridades locais hoje. As fortes chuvas desencadearam deslizamentos de terra e inundações nas quais pelo menos 42 pessoas morreram.

Há temores de que as pessoas desaparecidas jamais venham a ser encontradas, pois o mais provável é que tenham sido arrastadas para o mar, disseram funcionários do território ultramarino português. Equipes de busca usavam cães farejadores para procurar pelos desaparecidos em meio a grandes pilhas de escombros.

Houve enchentes rapidamente, no sábado, durante uma tempestade, causando o deslizamento de toneladas de terra e arrastando veículos. Rodovias foram danificadas e pontes ruíram. Segundo os funcionários locais, a maioria das vítimas aparentemente ou se afogou ou foi esmagada por algum objeto. Um porta-voz do principal hospital de Funchal afirmou que foram tratados 151 feridos no local, dos quais 18 permanecem internados. Autoridades ordenaram a saída dos moradores de algumas áreas, temendo mais deslizamentos.

Tópicos:Portugal, Ilha da Madeira, enchentes, desaparecidos

Massacre da população

As fortes chuvas que anualmente atingem diversas regiões brasileiras já estão deixando milhares de famílias desalojadas. Além da perda quase que total de casas e pertences pessoais, as fortes chuvas do início de janeiro está deixando também um número bastante considerável de mortos, como é o caso dos desabamentos de terra em Angra dos Reis no Estado do Rio de Janeiro. Em outras áreas, como a região Leste da cidade de São Paulo, algumas áreas estão completamente alagadas.

Em Angra dos Reis já foram encontradas mais de 50 pessoas mortas devido os efeitos das chuvas que são muito intensas e não param de cair sobre a região. No Morro da Carioca, região central de Angra dos Reis e fortemente atingida pelas chuvas, não houve nenhum investimento da prefeitura para conter e prevenir este desastre.

Em São Paulo, particularmente na Zona Leste da cidade a situação não é muito diferente. O governo estadual, de José Serra (PSDB) e do prefeito Gilberto Kassab (DEM) provocaram o alagamento de boa parte desta região, provocando além da perda das casas e bens das famílias que moram no local estão sujeitas a diversas doenças transmitidas pelo excesso de água na região, como a Dengue, Hepatite B, leptospirose, febre tifóide e doenças diarréicas. No ano de 2009, esta região notificou mais de 260 casos de doenças causadas pelas águas das chuvas que provocou o transbordamento da rede de esgoto.

As regiões do País mais afetadas são as regiões Sul e Sudeste. No total, até a última quinta-feira, dia oito, foram totalizados 150 mortos decorrentes das chuvas. Os estados mais afetados foram o de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo. Nestes estados são quase 500 municípios atingidos pelas chuvas. São 486 municípios onde as chuvas causaram estragos deixando 16.041 pessoas totalmente desabrigadas, famílias inteiras que perderam tudo e outras 50.456 pessoas que ficaram desalojadas e estão instaladas provisoriamente na casa de amigos e parentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário