7o. Ano matutino EAS Toyota

quarta-feira, 10 de março de 2010

Tráfico de animais


Desde o seu descobrimento, o Brasil despertou a cobiça mundial sobre a sua fauna e flora. A rica e presiosa biodiversidade nacional sempre esteve na mira daqueles que aqui aportaram. Até hoje o país é representado pelo panteão que exalta o verde de suas matas e pelo hino que informa ´´nossos bosques têm mais vida e nossos campos têm mais flores ``. A cada ano,  porém, os dados apontam um destino menos romântico para os nossos símbolos patríoticos. As matas já não são tantas e o verde cada vez mais silencioso.

O prossesso de desenvolvimento cultural da população brasileira foi singular, possibilitando o encontro de povos conquistadore e povos que mantiam uma relação íntima com a natureza e o meio ambiente. Hoje, percebem-se traços dessa miscigenação ao observarmos nos grandes centros, ou nos rincões do nosso território, a presença de varios animais silvestres convivendo com o ser humano, numa relação de domínio e admiração .

Aquele olhar estrangeiro de cobiça se perpetua até hoje. Todavia, ele carrega mais do que a simples curiosidade, traduz a certeza que possuímos a maior reserva de biodiversidade do planeta e que nela estão contidas muitas respostas que ainda não chegaram ao conhecimento humano.

Segundo dados do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), cerca de 100 espécies desaparecem todos os dias da face do planeta eo comércio ilegal de animais silvestres surge como uma das principais causas dessa tragédia.
Em menos de 500 anos o Brasil já perdeu cerca de 94% da sua cobertura original de Mata Atlântica, um dos principais ecossistemas do país. São cada vez mis constantes as incusões nas matas tropicais em busca de animais para formentar o tráfico nacional e internacional.

Manter animais sivestren em cativeiro continua sendo um abito cultural da população brasileira. sejam os abastados, que exibem seus animais como troféus a sua vaidade, os miseráveis, que se embrenham na mata em busca de animais que, vendidos, ajudarão a diminuir sua fome, ou ainda os cientistas estrangeiros que buscam na fauna e na flora brasileira uma possibilidade de seus laboratórios faturarem alto com a fabricação de novos medicamentos. A conclusão a que chegamos é que : ALGO PRECISA SER FEITO IMEDIATAMENTE PARA CONTER O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES NO BRASIL.

Nome: Eydi

Nenhum comentário:

Postar um comentário