7o. Ano matutino EAS Toyota

sexta-feira, 19 de março de 2010

Anerocsia-Obsessão por magreza gera doenças





A obsessão por um corpo de "Barbie", que é o sonho da maioria das jovens e adolescentes, se transforma muitas vezes em doença e leva pessoas ao extremo de ficar sem se alimentar ou comer compulsivamente e, em seguida, provocar vômitos ou tomar laxantes para se livrar da comida. Estes métodos são sintomas de anorexia e bulimia nervosas, respectivamente, transtornos alimentares que atingem milhões de brasileiros.
Só os anoréxicos somam 1,7 milhão, o equivalente a quase três vezes a população de Uberlândia. Para os casos de bulimia não há estatísticas, já que muitos deles, segundo a psiquiatra Mariza Matheus Cuvero, não são diagnosticados. A doença pode ficar camuflada durante muito tempo.
Cerca de 95% dos pacientes com transtornos alimentares são mulheres e têm entre 13 e 20 anos e 15% morrem por desnutrição. Mais do que os sintomas, a omissão do doente e a falta de suporte familiar são a principal causa de morte.




Postado por :Iasmin M. Tatsumi 

2 comentários:

  1. Boa noite!
    Como a internet é literalmente um mundo misterioso. Fui procurar um artigo meu no googles e encontro parte de uma entrevista minha aqui no blog de vocês.
    Realmente a anorexia atinge cada vez mais jovens atualmente. Um número maior de adolescente preocupa-se com o corpo magro e acaba cometendo loucuras (como inapetência, uso de medicamentos, práticas de vômitos, etc).
    Assim, deixo uma mensagem aqui apra vocês que antes de fixarem em sua imagem externa, pensem na saúde do corpo. O nosso corpo é um templo e único.
    Atendo muitos pacientes com transtornos alimentares e em muitos casos é preciso o uso de medicamentos, com terapia concomitante.

    Abraço

    Mariza Matheus Cuvero

    PS: no título escreveram "arorecsia" (deveria ser anoreXia). :-)

    ResponderExcluir
  2. eu acabei escrevendo errado também hehehehe
    No título está "anorecsia" (deveria ser anoreXia).

    Abraço galerinha do 7o!!!!! :-)

    ResponderExcluir