As erupções se intensificaram no vulcão localizado sob a geleira Eyjafjallajoekull, na Islândia, e os distúrbios causados pela fumaça ao tráfego aéreo em diversos países da Europa, impactando conexões em todo o mundo, podem durar até dois dias, dependendo de como a coluna de cinzas vulcânicas evoluir, informou o Eurocontrol, órgão europeu encarregado da segurança aérea.
Voos foram cancelados em toda a Europa devido ao risco de pane que a fumaça e as cinzas vulcânicas impõem aos motores das aeronaves.
Especialistas islandeses dizem que a liberação do tráfego pode durar dias ou até semanas. "No momento é impossível afirmar quando será seguro voar novamente", disse Henrik Peter Joergensen, porta-voz do aeroporto de Copenhague, na Dinamarca, onde cerca de 25 mil passageiros aguardam por seus voos.
Obstrução no tráfego aéreo
Uma interrupção total como a de hoje, nos voos em países como Reino Unido, Irlanda, Noruega, Dinamarca e Suécia, não era vista desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, em Nova York.
Milhares de voos foram cancelados, deixando dezenas de milhares de passageiros no solo, e ainda não há um consenso entre as autoridades de tráfego aéreo na Europa sobre quando será seguro liberar as aeronaves novamente.
De acordo com especialistas em aviação, esta é a primeira vez na história que uma coluna de fumaça tenha afetado o tráfego aéreo mais movimentado do mundo.
No Reino Unido, cinco aeroportos de Londres foram fechados, incluindo o de Heathrow, uma grande base de voos para todo o mundo que opera cerca de 1.200 voos e mais de 180 mil passageiros por dia.
Aeroportos foram fechados também na França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Irlanda, Suécia, Finlândia e Suíça, com efeitos em todo o mundo.
Na França, voos para Paris e outros 23 aeroportos foram cancelados, e companhias aéreas nos EUA cancelaram alguns voos para a Europa.
Nome:Viviane S. Takasu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário